quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Estamos em saldo negativo


O planeta Terra entrou anteontem, 9 de outubro de 2006, em saldo negativo, ou seja, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil.

O cálculo exato do dia do ano em que a Terra passa a estar em débito ecológico é uma derivação da "pegada ecológica", que estima qual a área do planeta que cada pessoa precisa para suportar o seu estilo de vida. Outro conceito é o da biocapacidade de renovar os recursos - de uma cidade, uma região, um país ou da Terra como um todo.

A New Economics Foundation (NEF), organização não-governamental, passou a determinar o dia exato em que o salário ecológico anual da Terra terminará. E "o dia em que a humanidade começa a comer a Terra", como define um comunicado da NEF, ocorre cada vez mais cedo. Em 1987, o "dinheiro" acabou em 19 de Dezembro. Em 1995, a data estava já em 21 de Novembro. E este ano a conta entrou no vermelho anteontem, 9 de Outubro.

"A humanidade está vivendo do cartão de crédito ecológico e só o pode fazer liquidando os recursos naturais do planeta".

Agora lhes pergunto, o que devemos fazer?
PRESERVAR A NATUREZA E NOS DESENVOLVERMOS SUSTENTÁVELMENTE. É SIMPLES E FÁCIL, BASTE QUERERMOS.

Um grande abraço.

Nenhum comentário: