quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Um Planeta frágil, com a esperança na Educação Ambiental

A fragilidade de nosso planeta é bem visível na atualidade, quando podemos ver cada vez mais catástrofes ocorrendo ao redor do mundo. De fato, as mudanças climáticas em nosso planeta já começaram e os jovens de hoje irão conviver com as conseqüências mais dramáticas dos impactos ambientais antes mesmo de ficarem velhos.
.
A geração atual (adultos e jovens) carrega uma grande responsabilidade: evitar que os problemas ambientais tornem-se irreversíveis no futuro (muitas pessoas dizem que temos apenas 10 anos antes de cruzarmos um ponto de irreversibilidade).
.
Esse alerta vem sido dado há anos e apenas agora, na crítica situação de perdas na economia e até extinção da espécie humana, algumas pessoas acordam para o problema. É, porém, muito difícil conscientizar-se a população planetária em um período tão curto de tempo.
.
Ainda que esta mudasse suas mentalidades, seria necessário convencer os proprietários de grandes empresas de petróleo que estes estão errados ao continuarem com este sistema poluidor.A maior falha do ser humano foi a educação, principalmente na área ambiental. Se o governo tivesse desde cedo dado a devida educação ambiental ao povo, não estaríamos assistindo a estas catástrofes pelas quais passamos hoje. Pelo contrário, o povo iria cuidar do meio ambiente onde vivem, fazendo, assim que o governo tivesse menos problemas para pensar [problemas como lixo, água, aquecimento global, etc. seriam resolvidos pelo povo].
.
Isso promoveria uma melhor qualidade de vida e um melhor desenvolvimento ao país [pensem nisso e analisem as matérias que são dadas nos ensinos fundamental e médio. Elas possuem algo que realmente possa ajudar a construir indivíduos para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento do país?].
.
É importante entendermos que a infância e adolescência são as fases mais importantes da vida do cidadão, pois é quando que este está incorporando sua visão de mundo. Uma criança passa grande parte do tempo na escola. O mesmo ocorre com adolescentes. As matérias que mais tem sido dadas a esses menores são pura decoreba de músculos, funções gramaticais, fórmulas matemáticas, etc. Essas matérias devem ser revistas no contexto histórico atual, visto que os jovens precisam ter uma mínima noção do que ocorre no mundo ao seu redor [os jovens de hoje sequer aprendem coisas que ajudarão na melhoria do futuro que eles próprios irão viver].
.
Enfim, a educação ambiental tem a visão de um mundo melhor. Nela, estão incorporadas bases de solidariedade, paz e harmonia, visto que todos se unem a favor da mesma causa: salvar nossa única casa. Logo, colocá-la nas escolas seria um também um ato favorável a redução da violência. Precisamos entender que meio ambiente e desenvolvimento não são coisas distintas: elas podem caminhar juntas sim. Aliás, este seria o melhor caminho a se seguir, visto que teríamos muito mais lucros, mais qualidade de vida, menos violência e mais responsabilidade sobre o nosso planeta.
.
Cobrem de seus governantes esta mudança...!
Confiram abaixo o vídeo.
.
Abraços Caipora
.

Mobilização pelo Planeta TERRA


No dia 1 º de fevereiro de 2007, em todo o mundo, haverá grande mobilização. Participe !

Cidadãos contra a mudança climática!

A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos p/ se dedicarem por cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos elétricos entre 19h55 e 20h. Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamara atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir!
.
Cinco minutos de repouso para o PlanetaTerra. Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentesde outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política. Por que dia 1º de fevereiro? Nesse dia será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre aurgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial. Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político. Faça circular ao máximo esse apelo entre os seus amigos, colegas e parentes. A diferença de fuso horário com relação à França não tem importância porque o Brasil se manifestará ainda no dia 1º de fevereiro (das 19:55 às 20H, de Brasília).
.
A Torre Eiffel desligará sua iluminação em Protesto.

A Torre Eiffel, em Paris, irá desligar sua famosa iluminação noturna por cinco minutos amanhã (1/02), a fim de chamar atenção para o consumo de energia e o meio ambiente na véspera do lançamento de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas. Os 336 projetores que iluminam a torre à noite serão desligados entre as 19h55 e 20h (horário local), informou a porta-voz da Sete, empresa que administra o local. A iluminação da Torre Eiffel é um dos marcos da paisagem da capital francesa e responde por 9% dos sete mil megawatts consumidos por hora pela estrutura. No começo desta semana, manifestantes do Greenpeace penduraram um cartaz na torre mostrando um termômetro gigantesco para divulgar a questão do aquecimento global O relatório da ONU, a ser divulgado oficialmente em Paris, prevê um grande aumento de temperaturas e alerta sobre ondas de calor, enchentes, secas e aumento nos níveis dos mares devido ao efeito estufa.
.
E NÓS O QUE VAMOS FAZER?

É engraçado, buscando noticias para postar hoje sobre o Protesto sobre o Aquecimento Global, que irá ocorrer amanha, 1º de fevereiro as 19h55.Não encontrei pistas de que empresas, governos estão se mobilizando sobre este protesto, realmente desligar por 5 min não adiantará a real situação, mas chamará a atenção da midia e das outras pessoas que nao acompanham esse tipo de noticia.
.
Vamos esperar e fazer nossa parte.
QUEM PUDER PARTICIPE!

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Temos cara de Palhaço???

DEVEMOS TER CARA DE PALHAÇO NÃO É MESMO Dr. JUAN GARCIA
DIZER QUE NÃO HÁ PEGADINHAS E TRUQUES NO PLANO DIRETOR E NA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO. SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA E ACHAR QUE A POPULAÇÃO É IDIOTA.

AMANHÃ POSTAREI A ÍNTEGRA DO TEXTO.
PRESERVE SÃO SEBASTIÃO.

ABRAÇOS, CAIPORA

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Opinião do Leitor

Este espaço é seu. Envie sugestões, elogios e críticas para que possamos fazer uma mídia independente cada vez melhor. É muito importante a sua participação. Escreva para caipora.ss@terra.com.br
16 DE AGOSTO
Hoje publicamos o texto do Dr. da Alegria, leitor e parceiro do Blog. Ele traçará um breve panorama sobre a Saúde Bucal do município de São Sebastião. Confiram!
_______________________________________________________
Breve panorama da Saúde
A saúde como um todo no município antes de 2001 se baseava em atenção curativa apenas, ou seja, hospital, pronto socorro e postinhos(UBS).
Isso cada vez mais demandava dinheiro, filas intermináveis, nervosismo, falta de atendimento , reclamações etc. As pessoas chegavam doentes muitas vezes demandando exames caros, internações, tratamento de canal, cirurgia bucal etc. A situação estava totalmente descontrolada.
A partir de 2001 com a chegada do Programa Saúde de Família, isso começou a mudar devido a alguns fatores:
1- cada postinho (UBS) era responsável por uma determinada área do municipio com a responsabilidade de prevenir doenças, tratar os possíveis doentes em casa e fazer a vigilância em saúde de todos os munícipes permanentemente. Com isso, as filas no PS Central diminuiram, devido as prevenções o atendimento hospitalar também diminuiu, e consequentemente os custos baixaram.
2- os munícipes tinham seu medico, seu dentista e sua enfermeira como referência de saúde. As equipes sabiam exatamente quem era quem na area e seus problemas. Proporcionando maior conforto e segurança para o usuário.
3- na odontologia foi possível zerar cariados de 0 a 5 anos devido a esse controle populacional.
4 vários indicadores de saúde melhoraram, como doença periodontal, mortalidade infantil , assim como a qualidade de vida de todos.
Coisas não faltam...
Todo esse trabalho leva tempo para se chegar a resultados palpáveis, mas a saúde estava no caminho certo. As questões de saúde bucal, todo o trabalho desenvolvido com crianças de 0 a 5 anos esta sendo perdido, e temo por essas crianças poderem sofrer essas consequências de desmandos dos sucessivos governos.
Minha luta é para que este programa volte a funcionar o mais rápido possível.
E fica tal proposta:
- Criar uma lei municipal, para que a saúde bucal faça parte do Programa Saúde da Familia e andar junto com a equipe dia-a-dia, como condição de existência para o programa.
Abraço,
Dr. d´Alegria

domingo, 14 de janeiro de 2007

Opinião do Leitor

14 DE JUNHO DE 2007
Depois de muito tentarmos agitar o blog, ele parece que agora começa a ser acessado por um número maior de pessoas, a idéia é realmente essa ... pode atuar e ser uma mídia independente, espaço para nos expressar e divulgar as reais noticias litorâneas.
O Espaço do Leitor é um canal onde os leitores poderão ter seus textos, artigos publicados aqui no Nua & Crua.
Envie seu texto para: caipora.ss@terra.com.br
Hoje publico o manifesto de um leitor fiel (e amigo meu), que já à algum tempo vem colaborando conosco em seus comentários, notícias ... e de várias outras formas.
_______________________________________________________
Manifestando o Manifesto
"
São Sebastião... a chamada cidade bonita por natureza! Cheia de ladroagem, cheia de safadeza ... não generalizando, pois a grande maioria são pessoas honestas, de caráter, dignas. Não sei se rio de desgosto ou se choro de tristeza!
Era uma vez a ganância, o egoísmo, a falta de ética e escrúpulos...
Causa: pedaço de papel verde
Motivo: alguns motivos ja foram citados acima mas... falta também caráter, vergonha na cara, humildade, simplicidade, honestidade, etc! Não são esses bandidos de terno e gravata os donos desta terra. Não são eles que podem mandar e desmandar a seu bel prazer, tampouco lucrar de maneira ilícita sobre o que não lhes é de direito...
Enquanto a impunidade toma conta da cidade, esta corja política gargalha ao brinde de Möet Chandon e caviar em algum paraíso por aí ... que ainda não chegou a especulação imobiliária e ainda exista o verde da mata pelo tempo necessário de poderem curtir suas casas chiques até cansarem.
O caiçara?!
O verdadeiro detentor da terra, de toda a faixa litorânea, de toda beira-mar: sub emprego de temporada, rachando de tanto trabalhar catando lixo ou vendendo sorvete!
E o que é mais justo? Deixar que homens que não possuem qualquer ligação vital ou de parentesco com o local ou o povo local fazerem o que estão fazendo?
Pelo visto, todos preferem ver o caiçara assim com roupa de candidato político toda furada, já sem o seu trabalho tradicional da pesca, do artesanato e cada vez mais entregue às graças e regalias do sistema criado por aqueles que contribuem para mantê-lo cada vez mais cruel! [ Cidadão Consciente ]
"