segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Opinião do Leitor

Este espaço é seu. Envie sugestões, elogios e críticas para que possamos fazer uma mídia independente cada vez melhor. É muito importante a sua participação. Escreva para caipora.ss@terra.com.br
16 DE AGOSTO
Hoje publicamos o texto do Dr. da Alegria, leitor e parceiro do Blog. Ele traçará um breve panorama sobre a Saúde Bucal do município de São Sebastião. Confiram!
_______________________________________________________
Breve panorama da Saúde
A saúde como um todo no município antes de 2001 se baseava em atenção curativa apenas, ou seja, hospital, pronto socorro e postinhos(UBS).
Isso cada vez mais demandava dinheiro, filas intermináveis, nervosismo, falta de atendimento , reclamações etc. As pessoas chegavam doentes muitas vezes demandando exames caros, internações, tratamento de canal, cirurgia bucal etc. A situação estava totalmente descontrolada.
A partir de 2001 com a chegada do Programa Saúde de Família, isso começou a mudar devido a alguns fatores:
1- cada postinho (UBS) era responsável por uma determinada área do municipio com a responsabilidade de prevenir doenças, tratar os possíveis doentes em casa e fazer a vigilância em saúde de todos os munícipes permanentemente. Com isso, as filas no PS Central diminuiram, devido as prevenções o atendimento hospitalar também diminuiu, e consequentemente os custos baixaram.
2- os munícipes tinham seu medico, seu dentista e sua enfermeira como referência de saúde. As equipes sabiam exatamente quem era quem na area e seus problemas. Proporcionando maior conforto e segurança para o usuário.
3- na odontologia foi possível zerar cariados de 0 a 5 anos devido a esse controle populacional.
4 vários indicadores de saúde melhoraram, como doença periodontal, mortalidade infantil , assim como a qualidade de vida de todos.
Coisas não faltam...
Todo esse trabalho leva tempo para se chegar a resultados palpáveis, mas a saúde estava no caminho certo. As questões de saúde bucal, todo o trabalho desenvolvido com crianças de 0 a 5 anos esta sendo perdido, e temo por essas crianças poderem sofrer essas consequências de desmandos dos sucessivos governos.
Minha luta é para que este programa volte a funcionar o mais rápido possível.
E fica tal proposta:
- Criar uma lei municipal, para que a saúde bucal faça parte do Programa Saúde da Familia e andar junto com a equipe dia-a-dia, como condição de existência para o programa.
Abraço,
Dr. d´Alegria

Nenhum comentário: