quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Últimos Fatos

Especulação ergue casas "pé na areia"
Neste último domingo, o Jornal Estado de São Paulo publicou matéria, onde destacou: "Imóveis são erguidos na faixa de areia em São Sebastião".

A Prefeitura de São Sebastião aprovou uma obra em Juquehy, na Costa Sul do município, apesar da Gerência Regional da Secretaria do Patrimônio da União-SPU- ter mandado oficio à prefeitura dizendo:

"Informo que constatamos a irregularidade. Comunicamos a Prefeitura Municipal de São Sebastião e sugerimos a paralisação desta e de todas as obras aprovadas com base em uma demarcação da linha de Preamar média de 1831, que não foi homologada. A fundamentação para a aprovação está incorreta e deve ser objeto de revisão."

Como já fez em outros casos, a Prefeitura ignorou a orientação do SPU e decidiu aprovar a obra construída em cima da praia de Juquehy. Sabe-se lá qual o motivo!

Não é a toa que, o Estadão menciona o fato, como sendo mais uma polêmica em São Sebastião, aproveitando também para falar a respeito da tentativa anterior da Prefeitura para alterar a Lei de Uso e Ocupação do Solo, supostamente para “beneficiar um grupo empresarial interessado na verticalização de algumas áreas”.

A reportagem fala ainda do empresário Andelmo Zarzur Junior, de sua ligação com o Prefeito, bem como do seu “seqüestro”, cuja conseqüência foi o roubo de um relógio. "O delegado seccional de São Sebastião, José Rodrigues Filho, pôs em dúvida a versão do empresário. “Ninguém pega uma pessoa e viaja 220 quilômetros com ela só para roubar um relógio”, conclui o Estadão.

O que terá acontecido???
*** Texto extraído do Blog Livre, do Dr. Luis Tadeu
________________________________________________
Parque Estadual da Serra do Mar completa hoje 30 anos

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) faz 30 anos nesta quinta-feira (30 de agosto). Criado por decreto em 1977, o PESM é a mais extensa unidade de conservação do Estado, englobando ladeiras íngremes e alguns cabos formados de rochas elevadas da Serra do Mar, porções de planalto atlântico e segmentos restritos de planícies costeiras.
Da área total do Parque, 30% das terras são de domínio do Estado. No interior dele existem três aldeias indígenas (Guaranis): a Boa Vista, em Ubatuba, o Rio Silveira, em São Sebastião, e o Rio Branco, em Itanhaém.
Em São Sebastião, os principais problemas enfrentados estão em relação a ação de palmiteiros e de caçadores.

Leia na íntegra >>
________________________________________________
Litoral Norte

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte se reunirá amanhã, no Saco da Ribeira, em Ubatuba, para assinar um protocolo de intenções para o gerenciamento de resíduos urbanos na região. O encontro comemora também os 10 anos de existência do comitê. A reunião, marcada para as 9h30, discute o plano de resíduos visando a gestão integrada entre os municípios do litoral --Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Saiba mais >>
________________________________________________
Taxa dos Bombeiros já era!
Os cidadãos Regina Helena de Paiva Ramos e Louis Peron e o advogado Moacyr Colli Júnior entraram com mandado de segurança contra a cobrança da taxa de bombeiros que a Prefeitura de São Sebastião está cobrando e o juiz de direito dr Guilherme Kirschner concedeu a liminar.
O promotor dr Luiz Fernando Marques Guedes opinou favoravelmente, considerando a referida taxa bitributação, violação de direitos e inconstitucional.

Integra da sentença do juiz:

“In casu, presentes se encontram os requisitos ensejadores da liminar pleiteada
Do “finis boni júri”
O serviço que pretende o município tributar é mantido pelo Estado, de onde não possui o município competência tributária para instituir a taxa em testilha.
Ademais, ausentes in casu os requisitos de especifidade e divisibilidade do serviço a ensejar a cobrança da taxa, nos termos do ari.143,II, da Constituição Federal.
De outra monta o periculum in mora exsurge fragrante no presente feito, visto que público e notório os percalços que passam os juridicionados para alcançar repetição do indébito.
Ante o exposto DEFIRO a liminar pleiteada para determinar que a Prefeitura Municipal de São Sebastião se abstenha de efetuar a cobrança da taxa em tela e, conseqüentemente, se abstenha de lançar na dívida ativa eventual inadiplência no pagamento do tributo.
Expeça-se mandado liminar.
Após, requisite-se informações da Autoridade Coatora. Decorrido o respectivo prazo, dê-se vista dos autos ao Ministério Público.
Guilherme Kirschner – Juiz de Direito
Leia também:
- Juiz julga improcedente ação do MP local para extinção da Taxa de Bombeiros
- Procurador Geral de Justiça entende que Ministério Público não pode propôr ação de inconstitucionalidade contra Taxa dos Bombeiros
- Leis disponíveis nos Downloads (ao lado) >>>
________________________________________________
Super Surf - Etapa Maresias

O SuperSurf 2007 chega à penúltima etapa do ano na onda do desenvolvimento sustentável. Na disputa que acontece de 12 a 16 de setembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, serão plantadas árvores suficientes para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa pela atividade humana. Isso significa que, pela primeira vez no mundo, um campeonato de surfe terá todo o gás carbônico gerado durante a competição anulado.
As mudas serão plantadas em uma parceria entre o site "Planeta Sustentável", e a instituição "Iniciativa Verde" em áreas de reflorestamento no território nacional. Durante a competição, um grupo de técnicos vai calcular a quantidade de gás carbônico gerada em função da competição para depois chegar ao número de mudas necessárias para a neutralização. No cálculo, serão levadas em conta todas as atividades que gerem emissões de gases-estufa, como geração de energia elétrica, carros e transporte aéreo de pessoas ligadas ao evento.

Leia na íntegra >>

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Surge na Amazônia espécie de "Bolsa Desmatamento"



SURGE NA AMAZÔNIA ESPÉCIE DE "BOLSA DESMATAMENTO"


Greenpeace faz correr pelo mundo uma denúncia contra o governo brasileiro. A pretexto de intensificar o seu programa de reforma agrária, o governo entrega generosos nacos de terras amazônicas a assentados que, depois, vendem o direito de exploração da área para madeireiras. Em vez de plantações, surge o desmatamento. Uma farra.

Aos pouquinhos, o fenômeno vai ganhando o noticiário. BBC Brasil e The Independent. As terras pertencem ao governo, maior latifundiário da Amazônia. São distribuídas no contexto de uma iniciativa cuja sigla faz lembrar o partido que dava suporte à ditadura: PDS. Sob Lula, quer dizer “Programa de Desenvolvimento Sustentado”.
Só em 2006, último ano do primeiro reinado, o Incra plantou em Santarém (PA) 97 assentamentos do gênero. Recobrem algo como 2,2 milhões de hectares, rateados entre 33.700 famílias. Melhoraram-se as estatísticas governamentais que medem o número de assentados. Mas, graças às transações que estão sendo feitas entre assentados e madeireiras, podem piorar os números do desmatamento. Logo agora que o governo acaba de anunciar boas notícias nessa matéria.

Fonte: Blog Josias de Souza

domingo, 19 de agosto de 2007




Taxa dos Bombeiros é Ilegal

Hoje posto o artigo do Dr. Luis Tadeu, publicado em seu Blog Livre.
Vale a leitura!
Abraços, Caipora
_________________________________________________________
TAXA DOS BOMBEIROS É ILEGAL
A Prefeitura Municipal de São Sebastião emitiu carnês para cobrar a chamada “Taxa de Serviço de Bombeiros”. Tal taxa é ILEGAL e não deve ser paga.
Como se não bastasse a inconstitucionalidade da referida Lei Complementar nº 79/2006, A MESMA NUNCA PODERIA SER COBRADA NO PRESENTE EXERCÍCIO (2007), VISTO QUE SUA PUBLICAÇÃO OCORREU NA EDIÇÃO 035 DO BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO DO DIA 05 DE JANEIRO DE 2007. Ora, deste modo, conforme preceitua o artigo 150, inciso III, alínea “B” da Constituição Federal é expressamente vedado “cobrar tributos... no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou”.
Somente por tal motivo, demonstra-se flagrantemente ilegal a taxa que o Prefeito Juan pretende cobrar de todos os cidadãos.
Além do mais, o Município não tem competência para instituir taxa de bombeiros, eis que esse serviço é de atribuição exclusiva do Estado, nos termos da Constituição Estadual. Mesmo que houvesse convênio, tal atribuição não pode ser deslocada para o Município.
Não se trata a mencionada taxa de serviço público específico, nem mesmo serviço público divisível, conforme prevê o artigo 145, inciso II, da CF. Os critérios estabelecidos para a medição pela LC nº 79/06 são extremamente falhos e não contemplam imóveis de risco nulo de incêndio, como é o caso dos terrenos sem nenhuma edificação.
Como se tudo isto não bastasse, a ilegalidade da referida taxa tem como base de cálculo, ao menos parcialmente, a mesma do Imposto Territorial, o que é vedado pelo artigo 145, inciso III, parágrafo 2º da Constituição Federal.
Lamenta-se que o Prefeito Juan não tenha tido a cautela de observar estes “pequenos” detalhes, antes de pretender cobrar a arbitrária taxa, lesando até os mais pobres e desfavorecidos. Foi uma vergonha a Câmara ter aprovado por unanimidade.
REPITO, TAL TAXA É ILEGAL E NÃO DEVE SER PAGA.
Fonte: Blog Livre - Dr. Luis Tadeu

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS
O Dia Mundial de Limpeza de Praias é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos do mundo. É um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo durante o terceiro final de semana de setembro de cada ano.
Voluntários trabalham juntos em sua própria comunidade para realizar atividades ambientalistas, unindo grupos que pensam o mesmo através do globo em uma limpeza massiva mundial do meio ambiente natural.
Desde o início das atividades no Brasil em 1993, cerca de 25.000 pessoas unen-se a cada ano para tratar de um dos maiores problemas ambientais dos tempos modernos: lixo no mar !
Os oceanos estão cheios de detritos provenientes dos quatro cantos do planeta. Esses detritos causam uma mortandade significativa de animais marinhos. Além disso, deixam as praias sujas, acarretando ainda mais problemas para todos nós que gostaríamos de um ambiente melhor pra se viver !
Os voluntários fazem mais do que apenas catar lixo. Eles catalogam o que encontram em fichas padronizadas e podem rastrear a origem destes detritos. Estes dados devem ajudar os países a buscar uma saída para este problema.
Operação Limpeza
O mundo inteiro tem notado que, apesar da reconhecida importância do mar, estamos abusando deste precioso recurso. Com a idéia de que tudo o que desaparece nas águas não polui, transformamos algumas partes do mar em verdadeiras lixeiras, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de uso para pesca e diversão.
Preocupados com essa situação, ambientalistas criaram campanhas mundiais de conscientização sobre a poluição marinha, como o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Todo ano, no terceiro sábado de setembro, o Centro para a Conservação da Vida Marinha ( CMC ) e o Clean Up the World Austrália, em conjunto com universidades, associações de moradores e institutos de pesquisa, organizam uma campanha de coleta de lixo em praias brasileiras. Neste evento, voluntários coletam, pesam e classificam o lixo em praias, rios e lagoas.
O resultado tem sido surpreendente:

Mostra que o plástico é o principal vilão na sujeira das praias. Quase dois terços de tudo o que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de plástico. São garrafas de refrigerante, tampinhas, sacos, chinelos, tudo largado na areia! Que porcaria, né?! O pior é que tartarugas, aves, golfinhos e baleias podem confundir o plástico que fica boiando, com as lulas e águas vivas, de que eles se alimentam.
Em 1993, uma baleia encontrada encalhada no litoral do Rio Grande do Sul tinha quase um kilo de plástico no estômago. Outros casos mais recentes são conhecidos para a Bahia e Rio de Janeiro, onde aves marinhas engoliram por engano pedaços de balões coloridos de festa. Que triste fim para estas criaturas do mar!
Setembro esta chegando, vamos juntar a minha, a sua, a nossa galera e mostrar que estamos ligado no mundo !
Menos lixo nas praias, mais alegria pra todos nós.
Todos os seres vivos do oceado agradecem!!!
______________________________________________
Programação 2007
Este ano, o Dia Mundial de Limpeza de Praias será no dia 15 de setembro, na parte da manhã.
Quem quiser participar é só enviar um email para: caipora.ss@terra.com.br
Conto com a participação de vocês...!
Abraços,

Não precisamos da "Maioria"

Movimentos como “Cansei”, a “Grande Vaia” têm de saber que uma de suas forças está em não tentar ser maioria. O que mais irrita é esse caráter de minoria resistente, eles gostariam de medir a resistência ao petismo na base do “povo na rua”, do “quantos estavam lá?”. É uma cilada. Até porque, com dinheiro público e imposto sindical, tungado dos trabalhadores, eles podem fazer manifestações a favor muito maiores. São profissionais da área. Esse é o trabalho deles. Usam parte de nossos impostos para financiar seu partido, suas centrais sindicais, suas ONGs.

A graça da coisa está em ser minoria, pois ss totalitários não suportam isso. Eles querem unanimidade. Os partidos de oposição não aderem ao protesto. É covardia mesmo, não estratégia. Ninguém quer dar a cara a tapa. A outra força do “movimento” é não haver uma organização prévia: o protesto pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora. Se começarem a apalpar as genitálias em busca de nariz de palhaço, inventa-se outra coisa: um adesivo vermelho colado à barriga. Na hora certa, prega-se o dito-cujo no nariz.

Quando escutamos “Isso é coisa da classe média”. E se for? Ela vai conseguir a migração de uma parte dos “pobres” que estariam com Lula? Não sei dizer. Por que as maiores vítimas do lulismo têm de se calar? Por altruísmo? O que será que alguns setores esperam dessas pessoas da tal classe média? Que comprem os jornais que produzem, mas que não ocupem a praça? Que não façam críticas? Então, tenham a coragem, de fazer um “jornalismo para o povo”.

O primeiro passo é reconhecer que “eles”, hoje, são mesmo a maioria. A batalha é longa. Resta reivindicar o estatuto que têm as minorias numa democracia.

Viva estes movimentos e à Conspiração dos Palhaços.
Sou contra os donos do circo!

Abraços, Caipora

* Fonte: Blog Reinaldo Azevedo

Prelúdio da Grande Vaia



Saiu na Imprensa:


quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A CPMF acaba em dezembro deste ano. E o governo tem até setembro para criar uma nova CPMF. Você não pode deixar isso acontecer. Mande um e-mail para o seu deputado, seu senador, seu prefeito e seu governador, e diga a todos eles: XÔ CPMF!
Por que lutar justamente contra a CPMF, já que o Brasil tem tantos outros impostos e tributos?
Porque a CPMF tem data para acabar. Então, esta é uma luta que está ao nosso alcance. Se não conseguirmos o fim de um tributo que tem data para o fim, imagine o resto!
O movimento Xô CPMF é uma oportunidade de reação da sociedade. Será um marco. Para mostrar que o povo é capaz de muito!

Governo não precisa da CPMF

O governo não precisa, para equilibrar as contas públicas, da prorrogação da vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que, pela legislação atual, expira em 31 de dezembro deste ano. Apenas nos primeiros seis meses do ano, a arrecadação de tributos e de outras receitas (inclusive, previdenciárias) cresceu, em termos reais, R$ 26 bilhões, pouco menos do que se recolhe anualmente com a CPMF (R$ 32 bilhões em 2006).
Não há nada que indique que, na segunda metade do ano, a arrecadação vá parar de crescer. O governo chegará tranqüilamente a dezembro com uma receita adicional, no ano, superior ao resultado da CPMF. Levando-se em conta que, nos últimos quatro anos, o Ministério da Fazenda promoveu desonerações tributárias que, no total, somaram renúncia de R$ 30 bilhões, não há mais como justificar a manutenção de um tributo tão perverso para a economia como a CPMF.
Aprovar simplesmente a prorrogação da contribuição é autorizar o governo a continuar aumentando seus gastos. No fundo, é o que tem acontecido. Mais dinheiro no cofre incentiva a criação de mais despesa. Se a receita total cresceu, em termos nominais, 13,15% entre janeiro e junho, a despesa avançou 12,74% no mesmo período, e os dois resultados ficaram bem acima do ritmo de expansão do PIB nominal (9,8%, segundo estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional).
No primeiro semestre, os gastos do governo com pessoal aumentaram 12,77% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as despesas com custeio e capital avançaram 12,98%. O aumento da arrecadação está sendo consumido, portanto, pela elevação desses gastos. E o governo ainda foi ao Congresso Nacional para pedir a prorrogação da CPMF por mais quatro anos. Não seria mais lógico cortar gastos e conter sua expansão, livrando a sociedade da cobrança de um tributo anacrônico?
Fonte: Valor Econômico